Valuation
Quando chega o tão esperado momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidores, ou até mesmo criar condições de entrada ou saída de sócios, surge a pergunta: – Quanto vale minha empresa?
A primeira coisa que você deve entender sobre o valor de uma empresa é que a valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de cada investidor. Isso significa que não há exatidão no valor de uma empresa, pois essas percepções de cada investidor e suas premissas de avaliação, podem ser diferentes, dependendo do nível de profundidade da análise feita.
Analisar financeiramente uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma visão estratégica e atributos técnicos específicos. Contudo, os resultados podem ser variáveis, já que as premissas de avaliação podem ser diferentes.
Por isso, é fundamental que você tenha conhecimento real da sua empresa, questionando o valor que os acionistas ou administradores enxergam, considerando seus riscos e oportunidades, e, o quanto é percebido pelo mercado. Entender o momento atual e criar, se for caso, condições de valorização do negócio é o papel da Estruturar.
Tipos de valuation:
VALUATION FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (DCF)
Essa é uma das técnicas de valuation mais utilizadas. No Fluxo de Caixa Descontado você precisa estimar qual vai ser o lucro da empresa ao longo de um período, por exemplo 5 a 10 anos. Depois disso, você vai estimar um crescimento perpétuo com uma taxa de crescimento pequena.
Depois disso, você tem que estimar quanto esse lucro valeria hoje. Para trazer esse número a valor presente, você utiliza uma taxa de desconto, que vai ser variável conforme taxa de mercado, nível de endividamento, entre outros.
O Fluxo de Caixa Descontado exige uma série de premissas que nem sempre são fáceis de estimar.
- Analisar o histórico financeiro passado da empresa, aqui dados contábeis bem estruturados é fundamental;
- Realizar projeções realísticas de lucro futuro;
- Estimar a taxa de desconto, num momento de inflação é um complicador, apropriada para trazer o fluxo a valor presente, geralmente utilizando o modelo CAPM;
- Estimar taxas de desconto secundárias, relacionadas ao porte e falta de liquidez da empresa.
VALUATION MÚLTIPLOS DE MERCADO
Técnica mais utilizada nas últimas vendas de hospitais, utiliza-se o método de “Múltiplo Mercado” ou “Comparação” para estimar o valor de uma empresa.
Basicamente, você vai analisar empresas similares a sua no mercado e que tenham recebido investimento ou tenham sido compradas. Analisando essas empresas similares você precisa entender qual é foi o múltiplo utilizado.
Essa técnica acaba sendo mais simples que o Fluxo de Caixa Descontado, mas apresenta alguns pontos de alerta: você precisa encontrar empresas semelhantes à sua em termos de mercado, tamanho e receita, não adianta simplesmente comparar a sua empresa com mercados distintos, aqui tem que haver MUITO conhecimento do mercado.
Alguns pontos sobre esse método:
- É muito difícil encontrar esses dados de múltiplos abertos publicamente;
- É preciso fazer a comparação com mais de uma empresa, pois apenas 1 comparação pode trazer valores imprecisos em relação ao valor justo que é praticado no mercado.
VALUATION MÉTODO VENTURE CAPITAL
Essa é a técnica mais utilizada por fundos de investimento e é a mais indicada para fazer o Valuation de Startups, quando a empresa não possui operação em funcionamento.
A premissa do Método Venture Capital é muito parecida com o Fluxo de Caixa Descontado, você vai fazer uma estimativa futura da empresa.
A diferença é que no lugar de estimar somente os lucros futuros, podemos estimar por quanto essa empresa seria vendida no futuro e trazer esse valor de venda a um valor presente.
Empresário, somos empresa com vasto conhecimento de mercado e preparados para avaliar de forma mais efetiva o seu negócio, e, a partir daí, definir caminhos e ações para que o negócio seja direcionado.
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