Skip to main content

Valuation

Quando chega o tão esperado momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidores, ou até mesmo criar condições de entrada ou saída de sócios, surge a pergunta: – Quanto vale minha empresa?

A primeira coisa que você deve entender sobre o valor de uma empresa é que a valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma percepção de cada investidor. Isso significa que não há exatidão no valor de uma empresa, pois essas percepções de cada investidor e suas premissas de avaliação, podem ser diferentes, dependendo do nível de profundidade da análise feita.

Analisar financeiramente uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma visão estratégica e atributos técnicos específicos. Contudo, os resultados podem ser variáveis, já que as premissas de avaliação podem ser diferentes.

Por isso, é fundamental que você tenha conhecimento real da sua empresa, questionando o valor que os acionistas ou administradores enxergam, considerando seus riscos e oportunidades, e, o quanto é percebido pelo mercado. Entender o momento atual e criar, se for caso, condições de valorização do negócio é o papel da Estruturar.

Tipos de valuation:

VALUATION FLUXO DE CAIXA DESCONTADO (DCF)

Essa é uma das técnicas de valuation mais utilizadas. No Fluxo de Caixa Descontado você precisa estimar qual vai ser o lucro da empresa ao longo de um período, por exemplo 5 a 10 anos. Depois disso, você vai estimar um crescimento perpétuo com uma taxa de crescimento pequena.

Depois disso, você tem que estimar quanto esse lucro valeria hoje. Para trazer esse número a valor presente, você utiliza uma taxa de desconto, que vai ser variável conforme taxa de mercado, nível de endividamento, entre outros.

O Fluxo de Caixa Descontado exige uma série de premissas que nem sempre são fáceis de estimar.

  1. Analisar o histórico financeiro passado da empresa, aqui dados contábeis bem estruturados é fundamental;
  2. Realizar projeções realísticas de lucro futuro;
  3. Estimar a taxa de desconto, num momento de inflação é um complicador, apropriada para trazer o fluxo a valor presente, geralmente utilizando o modelo CAPM;
  4. Estimar taxas de desconto secundárias, relacionadas ao porte e falta de liquidez da empresa.

VALUATION MÚLTIPLOS DE MERCADO

Técnica mais utilizada nas últimas vendas de hospitais, utiliza-se o método de “Múltiplo Mercado” ou “Comparação” para estimar o valor de uma empresa.
Basicamente, você vai analisar empresas similares a sua no mercado e que tenham recebido investimento ou tenham sido compradas. Analisando essas empresas similares você precisa entender qual é foi o múltiplo utilizado.

Essa técnica acaba sendo mais simples que o Fluxo de Caixa Descontado, mas apresenta alguns pontos de alerta: você precisa encontrar empresas semelhantes à sua em termos de mercado, tamanho e receita, não adianta simplesmente comparar a sua empresa com mercados distintos, aqui tem que haver MUITO conhecimento do mercado.

Alguns pontos sobre esse método:

  1. É muito difícil encontrar esses dados de múltiplos abertos publicamente;
  2. É preciso fazer a comparação com mais de uma empresa, pois apenas 1 comparação pode trazer valores imprecisos em relação ao valor justo que é praticado no mercado.

VALUATION MÉTODO VENTURE CAPITAL

Essa é a técnica mais utilizada por fundos de investimento e é a mais indicada para fazer o Valuation de Startups, quando a empresa não possui operação em funcionamento.

A premissa do Método Venture Capital é muito parecida com o Fluxo de Caixa Descontado, você vai fazer uma estimativa futura da empresa.

A diferença é que no lugar de estimar somente os lucros futuros, podemos estimar por quanto essa empresa seria vendida no futuro e trazer esse valor de venda a um valor presente.

Empresário, somos empresa com vasto conhecimento de mercado e preparados para avaliar de forma mais efetiva o seu negócio, e, a partir daí, definir caminhos e ações para que o negócio seja direcionado.

Que tal falar com os melhores especialistas do Brasil em avaliação de empresas?

Falar com Especialista

Nome